Vocês devem saber que eu não sou muito fã de Evangelion. Acho que isso se deve a uma tendência de nós rejeitarmos muitas coisas que não compreendemos. Assisti Eva com uns 15 anos de idade e entendi muito pouco; passei todos esses anos considerando uma obra pseudo-cult, cabeçuda demais e supervalorizada.
Hoje, eu acredito que Eva seja uma obra pseudo-cult, cabeçuda demais e supervalorizada. Mas apesar disso, ainda é genial! Vale a pena entender um pouco sobre o que todo aquele simbolismo significa, de como o roteiro é bem amarrado e que, dos lançamentos extremamente desorganizados da Gainax e da cabeça melancólica do Hideaki Anno, saiu um presente para o mundo do entretenimento.
Pra os interessados em entender finalmente aquela joça inteira, recomendo o podcast do Ecchi must Die, Decifrando Evangelion. Depois de ouvir tudo pausadamente (são mais de duas horas) consegui apreciar mais a obra e, se eu tiver saco pra ver essa merda de novo, eu vejo um dia. No mais, a aba de Teorias e explicações do Evangelion Br também esclarece coisas que ficam meio lacunadas no podcast, como a questão da alma do Eva 00, ou a dicotomia sol/lua de Asuka/Rei.
E pra o pessoal do Ecchi must Die, fica o recado: Façam mais podcasts esclarecedores sobre obras cabeçudas! Lain e Madoka ja estão na fila.